Post viral diz, na legenda, o ex-presidente estava acompanhado por lobista envolvido em fraude bilionária.
Fato ou Fake submeteu o material a três ferramentas de detecção de adulteração por IA – e todas indicaram o uso desse recurso.
É #FAKE foto que diz mostrar Bolsonaro com 'Careca do INSS' na garupa de uma motocicleta Reprodução Circulam nas redes sociais publicações com uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) levando na garupa da moto um homem descrito como o "Careca do INSS".
É #FAKE. selo fake g1 🛑 Como são as publicações falsas? Publicadas nesta segunda-feira (12), elas usam uma foto que mostra duas motos – uma delas pilotada por Bolsonaro, que leva um homem na garupa.
Uma mensagem inserida sobre a imagem refere-se a ele como "Careca do INSS".
A legenda afirma: "'Há três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo: o Sol, a Lua e a Verdade' - Sidarta Gautama.
LULA SALVOU O INSS".
Trata-se de uma referência enganosa ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, apontado pela Polícia Federal (PF) como o "facilitador" central do esquema bilionário de fraudes e desvios do Instituto Nacional do Seguro Social, revelado em 23 de abril. ⚠️ Por que a foto é falsa? A imagem foi criada com inteligência artificial (IA) e não mostra o Careca do INSS.
O Fato ou Fake submeteu o registro a quatro ferramentas que detectam o uso desse recurso.
Todas apontaram o uso desse recurso (veja o resultado das análises abaixo). Decopy IA – 76,19% de chances de ser IA. Illuminarty – 89,1% de probabilidade de ser IA. Was it AI – não exibe porcentagem, mas aponta: "Estamos bastante confiantes de que esta imagem, ou parte significativa dela, foi criada por IA". Além disso, um indício perceptível de manipulação é o retrovisor extra na segunda moto da foto (veja abaixo). A imagem falsa é similar a registros reais de uma motociata ocorrida em 18 de junho de 2022, em Manaus, com participação de Bolsonaro.
Na época, o próprio perfil do ex-presidente divulgou gravações do evento.
Na ocasião, quem ele levou na garupa foi o Coronel Menezes (PP), candidato ao Senado pelo Amazonas na eleição daquele ano.
Retrovisor extra aparece na moto de um policial da foto enganosa. Reprodução 📌 Qual é o contexto da fake? Em 23 de abril de 2025, uma operação deflagrada pela PF e pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema bilionário de fraudes no INSS.
O esquema consistia em descontar valores irregulares de beneficiários, sem qualquer autorização, como se eles tivessem se tornado membros de associações e sindicatos de aposentados. Segundo as investigações, essas entidades ofereciam serviços como desconto em academias e planos de saúde, mas não tinham estrutura para tal.
Dessa forma cobravam mensalidades, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas.
Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões. De acordo com a PF, Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, transferiu R$ 9,3 milhões a pessoas relacionadas a servidores do INSS entre 2023 e 2024. É #FAKE foto que diz mostrar Bolsonaro com 'Careca do INSS' na garupa de uma motocicleta Reprodução Veja também É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS VÍDEOS: Fato ou Fake explica VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)