Doença crônica, que causa fadiga extrema, ainda não tem protocolo oficial no Brasil.
Mais de 1,5 milhão de pessoas no país receberam diagnóstico.
Sapatos no gramado da Esplanada dos Ministérios em protesto. Centenas de pares de sapato foram espalhados pelo gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta terça-feira (13).
O ato chama atenção para os portadores da Encefalomielite Miálgica (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. A doença crônica, que causa fadiga extrema em pacientes, ainda não tem protocolo oficial no Brasil, ou seja, não existe uma diretriz oficial sobre como deve ser o tratamento.
Mais de 1,5 milhão de pessoas no país receberam o diagnóstico da doença. Imagens do ato desta terça mostram os pares de sapato formando o sinal de "SOS", um pedido de socorro.
Cada par pertence a um paciente que enfrenta a doença.
Cartões colocados junto aos calçados contam história de pacientes que sofrem com a doença e a falta de informação. A ação faz parte da campanha Vidas Invisíveis e foi idealizada pela ativista Ivana Andrade, com o apoio de organizações internacionais e nacionais. "Saber que a doença existe é o primeiro passo, tanto para a formação de profissionais da saúde quanto para incentivar pesquisadores, e para que outros pacientes se identifiquem e entendam o que está acontecendo com o próprio corpo", diz Ivana Andrade. Sapatos são espalhados pelo gramado da Esplanada dos Ministérios em ato pela visibilidade da Encefalomielite Miálgica. TV Globo LEIA TAMBÉM: OPERAÇÃO: PF prende suspeitos de fraudarem acesso biométrico de contas de plataformas do governo federal JUSTIÇA NEGA: moradora do DF entra na Justiça para que ex apague fotos dela de rede social Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.