Economista será vice chairman e chefe global de políticas públicas, além de assumir um assento no conselho de administração, após completar período de quarentena.
Roboerto Campos Neto, ex-presidente do BC. Pedro França/Agência Senado O ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto assumirá o cargo de vice-presidente e chefe global de políticas públicas do Nubank em julho, informou o banco nesta terça-feira (5).
O economista também será um membro não independente do conselho de administração da Nu Holdings.
(veja a nota do banco na íntegra) Campos Neto assume o novo cargo a partir de 1º de julho, quando termina seu "período de quarentena", um prazo de seis meses em que ex-funcionários públicos de alto escalão não podem trabalhar no setor privado. A regra está estabelecida pela legislação brasileira, para evitar que empresas ou instituições financeiras reguladas ou fiscalizadas pelo poder público se beneficiem da antiga posição de seus contratados. Como executivo do banco, Campos Neto deverá "liderar os esforços em inovação, estratégia de negócios e regulação internacional" do Nubank, uma função que ele havia expressado interesse ao sair do Banco Central. Em nota oficial, o banco afirmou que Campos Neto se reportará diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank, destacando que o ex-BC ajudará a apoiar o programa de expansão internacional da instituição e o relacionamento com reguladores financeiros globais. Além disso, Campos Neto também deve representar a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais e ajudar a elevar a análise econômica e de risco para operações do banco no Brasil na América Latina.
"Damos as boas-vindas a Roberto Campos Neto, que tem sido um dos principais pensadores do mundo sobre como usar a tecnologia para avançar os sistemas financeiros locais por meio de sistemas como o PIX e o Open Finance", afirmou Vélez em nota oficial.
"Estamos confiantes de que sua vasta experiência técnica nos setores financeiro e regulatório proporcionará uma liderança estratégica valiosa para o crescimento contínuo de nosso portfólio e operações na América Latina e em futuras geografias”, completou o CEO do Nubank. Veja a nota do Nubank na íntegra O Nu, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, anuncia a nomeação prevista do ex-presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, para a sua estrutura de liderança e Conselho de Administração da Nu Holdings, a partir de 1º de julho, após concluir um período de seis meses de quarentena, conforme determinado pela legislação brasileira. Reportando-se diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank, o executivo atuará como Vice Chairman do Nubank e Chefe Global de Políticas Públicas, para apoiar o programa de expansão internacional do Nu e o relacionamento com reguladores financeiros globais, representar a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais, além de elevar a análise econômica e de risco para as operações do Nu no Brasil e na América Latina, contribuindo para desenhar a estratégia de negócios de longo prazo do Nu. “Damos as boas-vindas a Roberto Campos Neto, que tem sido um dos principais pensadores do mundo sobre como usar a tecnologia para avançar os sistemas financeiros locais por meio de sistemas como o PIX e o Open Finance.
Estamos confiantes de que sua vasta experiência técnica nos setores financeiro e regulatório proporcionará uma liderança estratégica valiosa para o crescimento contínuo de nosso portfólio e operações na América Latina e em futuras geografias”, diz David Vélez, fundador e CEO do Nubank. Além de sua posição na estrutura de liderança, Campos Neto também será um membro não independente do Conselho de Administração da Nu Holdings.
Campos Neto informou à Comissão de Ética Pública do Brasil (CEP) que tem intenção de ingressar no Nubank após a conclusão de seu período de quarentena. “Estou ansioso por essa mudança de carreira e por liderar as equipes do Nubank em sua jornada contínua para desenvolver produtos e serviços financeiros inovadores, apoiando políticas e regulações modernas e competitivas no cenário internacional, levando a um maior acesso, transparência e qualidade para os consumidores”, diz Roberto Campos Neto. Campos Neto tem uma extensa carreira no setor financeiro, atuando como Presidente do Banco Central do Brasil de 2019 até o final de 2024.
Durante seu mandato, a organização recebeu o prêmio de “Central Bank of the Year” em 2024 pela Central Banking Magazine.
Além disso, ele é a única pessoa a ter recebido o prêmio de “Best Central Banker of the Year” da revista LatinFinance por três anos consecutivos.
Em 2020, também foi reconhecido pela revista The Banker como o “Best Central Banker of the Year” por sua liderança no enfrentamento da inflação durante a pandemia. Em seu mandato no Banco Central, Campos Neto implementou uma agenda ampla ancorada nos pilares de inclusão financeira, educação financeira, aumento da concorrência e sustentabilidade.
Os avanços em inovação levaram à inclusão de milhões de brasileiros no setor e ao aumento do acesso ao crédito.
Ele supervisionou o lançamento e desenvolvimento do método de pagamento instantâneo PIX, avançou a agenda do Open Finance (integração dos sistemas financeiros) e promoveu o Drex, o real digital (R$) utilizando tecnologia blockchain.
De forma geral, o Banco Central do Brasil acumulou dezenas de prêmios locais e internacionais em reconhecimento ao seu trabalho para conter a inflação, modernizar o sistema financeiro, combater as mudanças climáticas e pela colaboração internacional. Antes do Banco Central, Campos Neto ocupou importantes cargos de liderança no setor financeiro por mais de duas décadas, em empresas como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen.
Campos Neto possui bacharelado e mestrado em Economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Nubank passa Itaú em número de clientes e se torna o 3º maior do país