Ausência de John Njue foi anunciada pelo Vaticano há 4 dias, sem maiores detalhes.
Segundo a imprensa italiana, motivo pode ser um episódio controverso: documentos oficiais mostram que o cardeal teria alterado sua data de nascimento para poder votar.
Cardeal John Njue, do Quênia REUTERS/Monicah Mwangi Em comunicado na sexta-feira (2), o Vaticano informou que o cardeal John Njue, Arcebispo Metropolitano Emérito de Nairóbi, no Quênia, não iria participar do conclave, sem entrar em detalhes. AO VIVO: acompanhe as últimas notÃcias do conclave ✅ Clique aqui para seguir o canal de notÃcias internacionais do g1 no WhatsApp Nesta terça-feira (6), na véspera do começo da votação que irá escolher o novo papa, o queniano falou ao jornal "Daily Nation" e denunciou que não estará presente porque não foi "convidado". "Não sei por que fui excluÃdo do conclave", afirmou John Njue, negando rumores de que estivesse doente. Segundo o jornal italiano "La Repubblica", o motivo da ausência do cardeal pode ser um episódio controverso.
Documentos oficiais mostram que a data de nascimento dele foi alterada de 1944 para 1º de janeiro de 1946, o que o deixaria abaixo dos 80 anos, idade limite para participar da votação. Todos os 133 cardeais votantes no conclave já estão em Roma, diz Vaticano Após a divulgação da entrevista, o Arcebispo de Nairóbi, Philip Anyolo, se pronunciou em uma nota.
Afirmou que o Cardeal John Njue "foi oficialmente convidado pela Nunciatura Apostólica no Quênia", mas "devido às atuais condições de saúde não pode viajar a Roma e participar do conclave".
Questionado por jornalistas sobre o caso, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que os cardeais não precisam de convite: "Cardeal Njue? Os cardeais eleitores não precisam de convite para se apresentarem.
Neste caso, foi feita uma verificação pelo cardeal decano, por meio da Nunciatura e o resultado foi negativo".