Presidente e lideranças da cooperativa integram imersão promovida pela OCB/RO, em parceria com a FGV, com visitas a polos tecnológicos e instituições chinesas Intercâmbio inclui programação técnica e cultural com foco em temas como inteligência artificial, marketing estratégico, liderança e transformação organizacional.
Assessoria-OCB/RO
O presidente, diretores, conselheiros e representantes do Sistema CrediSIS participam do Intercâmbio de Imersão na China, etapa internacional do Programa CEO: Alta Gestão do Cooperativismo, promovido pelo Sistema OCB/RO, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A iniciativa reúne lideranças de cooperativas rondonienses em uma imersão internacional voltada ao desenvolvimento de competências estratégicas, inovação, liderança e cultura organizacional cooperativa. A experiência é realizada em três cidades chinesas – Pequim, Hangzhou e Shenzhen – e inclui visitas técnicas a grandes organizações como JD Technology, Alibaba, iFlyTek, Unitree Robotics e Lian Lian Pay.
Os participantes também têm acesso a cursos e palestras no Zhejiang Institute of Economics and Trade (ZJITE), instituição de ensino reconhecida na Ásia.
Os conteúdos abordam temas como inteligência artificial aplicada à gestão, marketing inovador e liderança em ambientes de alta performance. Além da formação técnica, o intercâmbio proporciona vivências culturais, como a cerimônia do chá e visitas à Muralha da China, ao Rio Qiantang e à Praça da Paz Celestial, pontos históricos e turísticos do país asiático.
A programação inclui ainda palestras com especialistas internacionais, como a empreendedora brasileira Bel Pesce, e o encerramento com entrega de certificados em Shenzhen, maior polo tecnológico da China. O presidente do Sistema CrediSIS, Otelo Castellani Filho, destacou a importância de vivências, como o intercâmbio na China, para expandir a visão estratégica das lideranças e preparar as cooperativas para um cenário global cada vez mais dinâmico.
Otelo ainda ressaltou que a tecnologia e a liderança consciente são fundamentais para impulsionar a transformação cultural no cooperativismo. “Estar imerso em um ambiente de inovação como o da China é uma oportunidade única de aprendizado.
A convivência com modelos de gestão avançados e o contato direto com soluções tecnológicas de ponta nos desafiam a repensar o papel da liderança cooperativista.
A experiência amplia nossa visão sobre o que é possível realizar e nos estimula a trazer práticas transformadoras para dentro do Sistema, sempre respeitando nossos valores e o foco no cooperado”, afirmou o presidente do Sistema CrediSIS. Otelo Castellani Filho, presidente do Sistema CrediSIS, reforçou o compromisso da cooperativa com a inovação, a liderança cooperativista e o alinhamento com práticas globais. Assessoria-OCB/RO A participação do Sistema CrediSIS no intercâmbio reforça a busca constante por inovação, gestão colaborativa e alinhamento com práticas globais que fortalecem o cooperativismo brasileiro.
O programa também visa consolidar o networking entre lideranças cooperativas e fomentar a troca de experiências entre os sistemas. Além do presidente Otelo Castellani Filho, também estão presentes Tarciso Gabiatti, presidente da CrediSIS Oeste; Paulo Henrique Gonçalves Lima, presidente da CrediSIS Sudoeste; Alexsandro Gusse Osowski, presidente da CrediSIS Credibrás; João Carlos Bonfim, vice-presidente da CrediSIS Credibrás, e representantes de outras cooperativas que integram o Sistema OCB. Salatiel Rodrigues, presidente do Sistema OCB/RO, enfatizou o papel estratégico do programa na consolidação de uma cultura de inovação entre as cooperativas e reforça que ações como essa posicionam o cooperativismo de crédito em sintonia com os ecossistemas globais de transformação digital e liderança colaborativa. “O intercâmbio proporciona muito mais do que conhecimento técnico, ele conecta o cooperativismo de Rondônia às tendências globais, fortalecendo o protagonismo das nossas lideranças.
Ao vivenciar experiências internacionais, como essa na China, damos um passo importante rumo à construção de um modelo de gestão mais moderno, ágil e sensível aos desafios do nosso tempo”, destacou Salatiel Rodrigues. No fim de 2024, o Sistema CrediSIS já havia participado de outro intercâmbio internacional, em Orlando (EUA), no qual a diretoria conheceu práticas de excelência no atendimento ao cooperado baseadas no Método Disney.
Agora, na China, o foco está voltado para a inovação tecnológica, modelos de gestão avançados e ampliação da visão global sobre os desafios e oportunidades do cooperativismo no século XXI. Sistema CrediSIS participa de intercâmbio na China com foco em inovação e liderança